rede estadual

Escolas de Santa Maria ainda discutem participação em greve

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Indicativo de greve foi votado pelo Cpers na última semana. Na última quinta-feira, em mobilização na Capital, a greve foi anunciada

Apesar do anúncio de greve emitido pelo Cpers na última semana, as escolas estaduais de Santa Maria não manifestaram unanimidade em aderir ao movimento. Até o momento, as escolas contatadas pelo Diário irão definir a situação no decorrer desta segunda-feira.

Na manhã de hoje, o Colégio Estadual Manoel Ribas teve uma mobilização por parte dos alunos em apoio aos professores. A manifestação começou na hora do intervalo das aulas.

No Maneco, a decisão sobre a adesão total ou parcial à greve será tomada em uma reunião entre professores às 19h desta segunda-feira. As aulas seguem normais no turno da manhã e tarde, segundo informou o vice-diretor, Élder Santini.

A mobilização é contra os projetos, encaminhados ao Legislativo, pelo Governo do Estado e que modificam o plano de carreira dos servidores públicos e o sistema de aposentadorias. 

Confira a situação das demais escolas estaduais em Santa Maria:

Escola Érico Veríssimo
De acordo com a vice-diretora da manhã, Camila Selle, a maioria dos professores do turno da manhã aderiram à greve. Nesta segunda, duas professoras dos anos iniciais estavam dando aulas. A maioria dos funcionários também deve fazer greve. A escola funciona nesta semana para os professores que optarem seguir as atividades e, na outra semana, devem fazer uma nova reunião para decidir se continuarão mobilizados. Já os professores do turno da tarde e da noite decidem, em seus respectivos turnos, se farão greve.  

Instituto Estadual Luiz Guilherme do Prado Veppo
Aulas normais 

Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi 
Os professores devem se reunir, nos três turnos, para reunir se vão aderir à grave. De manhã, todos professores do turno decidiram parar.  

Colégio Estadual Tancredo Neves 
A escola está aberta, mas ainda não foi decidido nada sobre a greve. Alguns professores aderiram, outros não. A escola fará um horário especial com os professores que decidir não paralisar.  

Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão
De acordo com a vice-diretora da manhã, Rosa Sofia Zanine Ribeiro, houve uma conversa com os alunos e foi decidido liberar o turno da manhã da aula. A mesma coisa vai acontecer de tarde e de noite. Às 19h, os professores se reúnem para decidir se farão greve.

Escola Doutor Reinaldo Fernando Coser
De acordo com Fátima Ribeiro, diretora, apenas três professores aderiram à greve. Nas outras disciplinas, aula normal.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande
Conforme a diretora Lisete Fontoura, a escola não vai aderir à greve.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Xavier da Rocha
A vice-diretora da manhã Suelen Fantone informa que a aula hoje segue normal. Será decidido se terá greve depois da assembleia das 19h.

Escola Estadual de Ensino Fundamental João Link Sobrinho
De acordo com o diretor Leonardo Leal, a escola está totalmente paralisada, sem aulas.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D`Ambrósio
Hoje funcionando é normal, amanhã os professores decidem uma possível adesão à greve, segundo a diretora Adriane Guerra.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire
A diretora Daniela Trindade informa que a adesão à greve será decidida pela tarde.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Celina de Moraes
Adesão parcial, com a maioria dos professores em greve, de acordo com a diretora da manhã Virginia Flores.

Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta
Segundo a diretora Gleide Vargas, a escola está com aula normal hoje. No fim de cada turno, haverá uma reunião com os professores para decidir a adesão a greve.

Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel
De acordo com a diretora Neusa Ortiz, hoje e amanhã a instituição terá aula normal. Haverá reunião nesta terça para avaliar adesão à greve.

*Escolas que atenderam a reportagem até o meio-dia desta segunda-feira. O Diário segue apurando a situação nas demais instituições

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vestibulandos tentam vaga em 30 cursos da UFN nesta segunda

Próximo

Alunos da Escola Manoel Ribas manifestam apoio à greve na rede estadual

Educação